BHTrans e Google abrem caminhos para o lançamento do Google Transit no Brasil

Por em 23 de agosto de 2008 – 15:02

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) fechou uma parceria com a Google Inc. com a finalidade de fornecer informações, em tempo real, sobre o transporte público e o trânsito da capital mineira.

Segundo a BHTrans, com a implementação deste projeto, a população da capital mineira terá a sua disposição um serviço interativo e pioneiro; além de ser uma das primeiras cidades da América Latina a disponibilizar este serviço no Google Maps, onde já pode ser encontrado em apenas algumas localidades da América do Norte e Europa.

Enquanto a BHTrans irá disponibilizar as bases de dados do sistema de transporte público e a situação do trânsito para as empresas conveniadas que se interessarem em difundir informações ao público de forma gratuita, o Google oferecerá, através do Google Maps, as melhores possibilidades de deslocamento em Belo Horizonte, incluindo a locomoção em transportes públicos gerenciados pela BHTrans. Além disto, o usuário também poderá consultar, no Google Maps, a situação do trânsito nas vias abrangidas pelo Controle Inteligente de Tráfego – CIT – da BHTrans.

O contrato entre BHTrans e Google terá vigência de 24 meses, contados a partir de hoje, e tem como objeto a licença não exclusiva, mundial e sem pagamento de royalty dos dados do sistema de transporte público e da situação do trânsito na capital mineira.

Agradecimentos ao leitor Rodrigo Medeiros pela ótima dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários (9) Categorias: Google


9 comentários sobre “BHTrans e Google abrem caminhos para o lançamento do Google Transit no Brasil”

  1. breno alves disse:

    isso e mtu bom… moro em bh e sei como e o transito aki…

    com certeza vai ser mtu util…

  2. Bruno disse:

    Muito legal. Quem precisa mesmo desse sistema é a grande SP. Ajudaria um pouco..

  3. Leamdro disse:

    O Live Search Maps já diz o trânsito do Rio e de sp, mas as outras coisas vão ser novidades.

  4. Putz!! Um ano atrás, tinha pensado numa idéia parecida para ser implementada aqui em Salvador, só não coloquei pra frente, porque não sei.

  5. Interessante Mas disse:

    Como “sem pagamento de royalties”. Quer dizer que o poder público (mais uma vez) fez todo o serviço de digitalização, e agora a Google simplesmente recebe isto de graça?

    E se fosse alguma outra empresa?

  6. Rico disse:

    Conteúdo sem royalties a servico da população. Esse é o papel do governo e o conceito da Web 2.0. Parabéns aos dois!

  7. maria disse:

    A intencao da bh trans e muito boa, mas infelizmente nada em bh funciona.
    Os servicos de transporte coletivo na capital e regiao metropolitana de belo horizonte e de pessima qualidade , nem a propria bh trans sabe informar tinerario de onibus.

  8. Marcia Marques disse:

    Qual linha devo pegar na Av. Amazonas proximo a R. Guajajaras ( ou proximo ao Carrefour bairro) pra chegar ao Pensionato Santa Clara, atras da Santa Casa ?

  9. Eduardo disse:

    Poutz, a ignorância dessa tal maria.. moro em BH e realmente o trânsito está um caos, mas não é culpa da administração. O que vc quer, uma cidade projetada pra 300mil habitantes, com um país doido abaixando IPI de carro piorando uma frota de 1 mi de carros..

    Pelo amor de deus, “nada aqui em bh funciona”, coloque o seus argumentos no topo da lista.