BHTrans e Google abrem caminhos para o lançamento do Google Transit no Brasil

9
38

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) fechou uma parceria com a Google Inc. com a finalidade de fornecer informações, em tempo real, sobre o transporte público e o trânsito da capital mineira.

Segundo a BHTrans, com a implementação deste projeto, a população da capital mineira terá a sua disposição um serviço interativo e pioneiro; além de ser uma das primeiras cidades da América Latina a disponibilizar este serviço no Google Maps, onde já pode ser encontrado em apenas algumas localidades da América do Norte e Europa.

Enquanto a BHTrans irá disponibilizar as bases de dados do sistema de transporte público e a situação do trânsito para as empresas conveniadas que se interessarem em difundir informações ao público de forma gratuita, o Google oferecerá, através do Google Maps, as melhores possibilidades de deslocamento em Belo Horizonte, incluindo a locomoção em transportes públicos gerenciados pela BHTrans. Além disto, o usuário também poderá consultar, no Google Maps, a situação do trânsito nas vias abrangidas pelo Controle Inteligente de Tráfego – CIT – da BHTrans.

O contrato entre BHTrans e Google terá vigência de 24 meses, contados a partir de hoje, e tem como objeto a licença não exclusiva, mundial e sem pagamento de royalty dos dados do sistema de transporte público e da situação do trânsito na capital mineira.

Agradecimentos ao leitor Rodrigo Medeiros pela ótima dica!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAdSense para Feeds: Valores vs. Qualitativo
Próximo artigoJaiku em migração para o Google App Engine
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.
  • isso e mtu bom… moro em bh e sei como e o transito aki…

    com certeza vai ser mtu util…

  • Bruno

    Muito legal. Quem precisa mesmo desse sistema é a grande SP. Ajudaria um pouco..

  • Leamdro

    O Live Search Maps já diz o trânsito do Rio e de sp, mas as outras coisas vão ser novidades.

  • Putz!! Um ano atrás, tinha pensado numa idéia parecida para ser implementada aqui em Salvador, só não coloquei pra frente, porque não sei.

  • Interessante Mas

    Como “sem pagamento de royalties”. Quer dizer que o poder público (mais uma vez) fez todo o serviço de digitalização, e agora a Google simplesmente recebe isto de graça?

    E se fosse alguma outra empresa?

  • Conteúdo sem royalties a servico da população. Esse é o papel do governo e o conceito da Web 2.0. Parabéns aos dois!

  • maria

    A intencao da bh trans e muito boa, mas infelizmente nada em bh funciona.
    Os servicos de transporte coletivo na capital e regiao metropolitana de belo horizonte e de pessima qualidade , nem a propria bh trans sabe informar tinerario de onibus.

  • Marcia Marques

    Qual linha devo pegar na Av. Amazonas proximo a R. Guajajaras ( ou proximo ao Carrefour bairro) pra chegar ao Pensionato Santa Clara, atras da Santa Casa ?

  • Eduardo

    Poutz, a ignorância dessa tal maria.. moro em BH e realmente o trânsito está um caos, mas não é culpa da administração. O que vc quer, uma cidade projetada pra 300mil habitantes, com um país doido abaixando IPI de carro piorando uma frota de 1 mi de carros..

    Pelo amor de deus, “nada aqui em bh funciona”, coloque o seus argumentos no topo da lista.