Google Discovery  
Descubra o Google. Crie, compartilhe e comunique-se.
Agenda Blogger Gmail Orkut Talk
Alertas Docs Notas Reader

Orkut Sandbox: construa aplicativos sociais para o Orkut

novembro 2, 2007 – 10:13 pm escrito por Renê Fraga | Translate

orkut_logo Orkut Sandbox: construa aplicativos sociais para o OrkutComo um desenvolvedor, você logo será capaz de criar aplicações sociais para os milhões de usuários do Orkut através do Orkut SandBox. Com o lançamento do OpenSocial, um conjunto comum de APIs, HTML e JavaScript projetados para permitir que desenvolvedores facilmente possam construir aplicações sociais.

O Google abriu um limitado sandbox, que permite utiliza-lo para começar a construir aplicativos e testar a API. Neste momento, os aplicativos sociais estarão apenas disponíveis para os desenvolvedores no Orkut sandbox. O Google informa que estará adicionando as aplicações criadas por desenvolvedores no Orkut sandbox organicamente no serviço, por isso inscreva-se hoje.

Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer com aplicações sociais no Orkut:

* Construa tanto para mostruário como visualização de opiniões
Os aplicativos tem a habilidade de criar experiências completas multi-páginas. Um mostruário sobre o perfil do usuário também pode mostrar diferentes opiniões baseadas em saber se o proprietário da página ou o seu amigo está vendo o aplicativo.

* Promova comunicação entre amigos
Permite acessar as informações do usuário, lista de amigos, e um atualizado feed para que as pessoas possam ver o que os amigos estão fazendo.

* Aprenda uma vez, escreva em todos os lugares
Porque Orkut usa APIs do OpenSocial, as mesmas APIs que você usa no Orkut e pode ser usado para construir aplicações sociais para outras redes sociais com suporte ao OpenSocial.

Notícias Relacionadas

Google deve liberar Orkut OpenSocial apenas em 2008 »
Descubra o novo Orkut Sandbox! (exclusivo) »
Orkut ganha interface drag-and-drop »
Google OpenSocial: a web é melhor quando se torna mais social »
Google abre suas redes sociais aos desenvolvedores externos »

Salve e compartilhe este artigo!


  1. 10 comentários até o momento

  2. Renê, já conseguiu usar ele? =D
    me cadasstrei, tow esperando aprovação -_-'
    status: esperando =/
    tow louco pra desenvolver algo nele =DDDDDDDDDD

    Por kelsen em nov 2, 2007

  3. tem umas screenshots do sandbox aqui: http://mytechrantings.blogspot.com/2007/11/orkut-sandbox-initial-looks.html

    Por shogun em nov 3, 2007

  4. Hehehe, ficou muito show esse sistema.
    To fazendo uns teste e to gostando do resultado. :D

    Por Leandro Oliveira em nov 3, 2007

  5. hehehe finalmente \O/
    agora tow tendo acesso tb =DDDDDDDDD

    Por kelsen em nov 3, 2007

  6. Tenho uma pergunta: Suponhamos que eu construa um aplicativo pro sandbox, quando poderei vê-lo funcionando no orkut mesmo? Sem os usuários terem que entrar no sandbox pra poder vê-lo funcionando?

    Por Charleno Pires em nov 18, 2007

  7. Olá Charleno,

    Assim que os aplicativos do sandbox ganharem maturidade suficiente, o Google abrirá o sandbox a todos os usuários.

    Abraços!

    Por Renê Fraga em nov 18, 2007

  8. aê tem algum aplicativo msn for orkut

    Por fff em fev 29, 2008

  9. como cadastra??
    e tem a pagina em portugues????????

    Por mary em abr 24, 2008

  10. N APARECEU NADA NO MEU ORKUT OQUI EU FAÇO????
    MI RESPONDA
    TO DISESPERADA

    Por TAMIRIS em mai 10, 2008

  11. muito legal e facil de adicionar gostei muito dos jogos…….

    Por Rodrigo em jul 21, 2008

Deixe um comentário

« Voltar para comentário em texto