Google OpenSocial: a web é melhor quando se torna mais social

Por em 2 de novembro de 2007 – 15:08


Com este lema, o Google OpenSocial abre suas portas e começa a funcionar nesta sexta-feira. Segundo o novo produto, a web é mais interessante quando você pode construir aplicativos que facilmente possam criar uma interatividade com seus amigos e colegas. Com a tendência para aplicações cada vez mais sociais, vem também uma crescente lista de sites específicos – APIs que os desenvolvedores devem aprender.

OpenSocial prevê um conjunto comum de APIs para aplicações sociais em diversos sites. Com o padrão HTML e JavaScript, desenvolvedores podem criar aplicativos que acessam redes sociais e podem ser alimentados por feeds.

Muitos sites, um API

Common APIs significa que você tem menos trabalho ao construir um aplicativo para vários sites. OpenSocial está sendo atualmente desenvolvido pelo Google em conjunto com os membros da comunidade da web. O objetivo é que qualquer rede social possa implementar as APIs e hospedar aplicativos de terceiros. Há muitos sites que irão utilizar o OpenSocial, entre os serviços estão Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, MySpace, Ning, Oracle, Orkut, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo, e XING.

Para que os desenvolvedores possam começar imediatamente, Orkut abriu um limitado sandbox, que permite construir aplicativos usando o OpenSocial APIs.

Servidor opcional

OpenSocial utiliza a tecnlogia do Google Gadget, de forma que você pode construir um grandes aplicativos sociais virais com pouca ou nenhum custo. Com o Google Gadget Editor e uma simples chave / valor da API, você pode construir um aplicativo completo social com ou sem servidor. Naturalmente, você também pode hospedar sua aplicação em seu próprio servidor, se você preferir. Em todos os casos, a tecnologia de cache do Google Gadget pode facilitar sua banda e a demanda pelo seu aplicativo – criando um ambiente propício para seu aplicativo ser um sucesso mundial.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


3 comentários sobre “Google OpenSocial: a web é melhor quando se torna mais social”

  1. Silveira Neto disse:

    E o WordPress, será que ganha algo com isso? Seria legal ver blogs mais sociais.

  2. Rômulo disse:

    Silveira Neto,
    Provavelmente, os blogs serão os próximos alvos desta estratégia.